quinta-feira, 17 de março de 2011

Pausa para uma breve discussão sobre tango:

Na comunidade do Orkut tinha a seguinte discussão sobre o Señor Tango:

Bem, foi citado que “O Senor Tango é para os turistas que visitam a Argentina a mesma coisa que um desfile ou show de mulatas que os gringos bestas ou ignorantes gostam de ver no Brasil.”
Um Señor Tango

O desfile de escola de samba do Rio de Janeiro, por exemplo, é para os gringos verem mesmo, mas não somente para eles, pois as escolas de samba do Rio de Janeiro surgiram a partir da própria comunidade, do morro, da própria população e eles mesmos vestem suas roupas e eles mesmos desfilam para outros gringos e para outros brasileiros verem também, é considerado o maior espetáculo da terra, talvez seja mesmo, não sei... mas, eu já fui e não considero os gringos bestas ou ignorantes por estarem vendo aquele tipo de carnaval, ou pelo menos, os autênticos sambas-enredo do carnaval carioca. Além disso, sugiro a estes mesmos gringos e brasileiros que vão ver também o bloco “Suvaco de Cristo” no Rio de Janeiro e tantos outros carnavais em outras cidades como em Olinda e em Recife para ter uma opinião mais ampla sobre o carnaval em nosso país. Todos estes lugares eu fui e não sou besta ou ignorante por isso. Acho que o autor da frase acima está “ignorando” coisas preciosas de nosso país. E o pior, ele mesmo falou que nunca foi par ao Señor Tango e nunca foi para o Sambódromo no rio de Janeiro... Eu pergunto, como uma pessoa pode dar uma opinião deste tipo sem tir ido ao lugar? Só rindo mesmo...
Bandeira Argentina
Com relação ao Señor Tango eu fui também e, apesar de respeitar a opinião dele, tenho uma posição diferente.

Bem, eu fui na semana passada (O2/03/2011) para três tipos de Tangos: Milonga da Confeitaria Ideal, Tango do Café Tortoni e Señor Tango, assim posso dar minha opinião baseado no que vi e não no que ouvi falar. Cada uma deles tem suas peculiaridades, suas coisas boas e ruins.

A milonga da Confeitaria Ideal é bem no centro, fica na Calle Suipacha, 380. É um local de fácil acesso, tem aula das 12 às 15 e às 21h tem show. Vi o portenhos dançando como sugere nosso amigo acima. Primeiro, o lugar deveria ser lindo no passado, mas hoje está uma bagaçada, está meio acabado, com aparência de sujo e com aspecto de ter começado uma reforma há 10 anos atrás e não foi finalizada. Tinha apenas umas 05 mesas ocupadas no térreo. Fiquei curioso e fui também no primeiro andar, tinha aulas de tango, um professor super exigente ensinando para pessoas que não sabiam dançar, eu pergunto qual a graça de ver tango com pessoas que não sabem dançar? O que deve ser bom para alguns é fazer a aula. A milonga é melhorzinha, mas nada de mais. Outro ponto deste lugar, você só assiste a aula se pedir alguma coisa no restaurante, eu paguei 30 pesos em dois sucos de laranja, caríssimo! Bem, sendo assim, eu dou nota 4,0 para o lugar e não recomendo a ninguém!

Lindos Lustres, lindo lugar...
Fomos também para o Café Tortoni, fica na Av. 25 de mayo, 825, em Montserrat. É um lugar lindo, organizado, arrumado e mais preparado para receber um turista. Sentamos no salão principal, na mesa onde sentavam Jorge Luis Borges e Carlos Gardel, tomei um chá com leite e minha esposa pediu chocolate quente e uns troços parecedos com sanduiche. Tudo uma delícia, recomendo muito o lugar e a comida. Depois fomos assistir ao tango no fundo que custou 80 pesos, lá também servem pratos e bebidas, mas a mesa e o lugar são bem pequenos, recomendo chegar mais cedo e desfrutar do salão principal primeiro, comer e beber por lá, bater fotos com os escritores Garcia Lorca, Jorge Luis Borges e Carlos Gardel (são bonecos), depois assistir ao show lá dentro. Quanto ao show eu gostei muito, eles começam a partir das mesas dos convidados (desculpem ter tirado a surpresa) e fazem um espetáculo bem intimista. Os pontos fortes é que o lugar é aconchegante, mas meio apertado dentro do local do show, o tango é bem tocado, tem até piano no palquinho. Lá conhecemos um casal do Rio de Janeiro que ficou em nossa mesa, foi agradável, mas já pensou se não fossem legais? Pois é, este história de você sentar com outras pessoas estranhas na mesma mesa não vejo como uma coisa boa, prefiro coisas mais privativas. Ainda no Café Tortoni, existe outro tango às 21 horas que custa 100 pesos,  eu recomendo mais ainda que o de 80 pesos. Quando eu sai do tango que fica no fundo, percebi que tinha uma porta aberta que vinha uma música, puxei mais uma vez minha agradável e obidiente esposa (rs) para ver o que se tratava, descemos a escada e lá estava, era outro tango, era o tango de 100 pesos, assistimos por 05 minutos de grátis, até que um garçon engraçadinho nos retirou educadamente, mas não é o benedito? hahahahaah... Mas vimos que o lugar de baixo é mais caro, mas vale a pena, é maior, mais aconchegante e o tango é mais profissional que o de "80 mangos"... rs

E o Señor Tango? Neste eu dou nota 9,0. Com certeza o melhor tango que eu fuiem Buenos Aires. Primeiro porque o lugar é lindo e o mais bonito de todos, tem espaço para dar e vender, não tem a feiúra da Confeitaria Ideal, nem o aperto do Café Tortoni. A entrada do lugar já paga a metade do ingresso, pois é um cenário do início do século com casais boêmios, sacadas de casas antigas... é realmente lindo. Custou 32 dólares pela CVC, deu em torno de R$ 50,00 por pessoa sem jantar e eles ainda pegam e levam você no hotel se estiver nos bairros mais próximos como Recoleta, Centro, San Telmo etc. Os lustres são lindos, um salão enorme e bem dividido, em qualquer lugar dá para ver o palco bem, só não recomendo jantar, além de ser bem mais caro, 105 dólares, o pessoal que jantou não gostou tanto da comida, e, pelo que eu vi, ficar nos lugar das mesas para jantar não dá para ver tão bem quanto quem fica na parte de cima, ou seja, no primeiro andar. O show é um senhor show, ou melhor, Señor Tango. Começa contando a história da colonização, índios, espanhóis, da imigração, depois da história do tango, tudo em forma de dança, tem a participação do público como qualquer grande show, cenas engraçadas (estas não vou contar), e um corpo de bailarinos (não são somente dançarinos) de dar inveja a qualquer outra casa do gênero. E a orquestra? Bem, a orquestra na verdade são duas, foi mal aí, são duas putas (desculpem o modo) orquestras mega profissionais, uma delas só tinha músicos de mais de 70 anos, quer mais tradicional que isso?

O Palca antes do show
Vamos às coisas ruins do Señor Tango: na mudança da orquestra eles tocam um tango mecânico moderno, uma música nada a ver, quase tecno, pois eles fazem a mudança de músicos e instrumentos. Eu até entendo que precise de alguma coisa para esta mudança, mas música tecno para mim é demais. Outra coisa ruim é que o dono do lugar tem uma voz linda, mas ele é muito cansativo, fala demais, parece que é único show que ele fez na vida (rs), e olha que ele faz diariamente viu? Ele é tagarela, fala do Brasil, dos brasileiros, de Roberto Carlos, fala com os músicos da orquestra, fala demais para o meu gosto, por este motivo não merece nota dez. Teve outra coisa insuportável, mas não é exclusivo da casa, é coisa de portenho: nacionalismo exagerado. Eles tocam a música “Don’t cry for me Argentina” e com a mão no peito empinado (parecia peito de pombo) de uma forma que chega a ser ridículo, depois cai uma bandeira do teto que junta com a emoção da música, foi realmente deprimente, como eu falei, não gosto de exageros, e nesta parte é muito apelativa, é como se eles precisassem mostrar a todo mundo que eles amam incondicionalmente o país deles, achei exagerado e desnecessário esta forma de mostrar um show do tango.

Esta é uma opinião de quem foi pessoalmente aos lugares citados, que visitou três estruturas de tangos diferentes e que não vê nada de mal em se ter uma casa de show de tango profissional ou para inglês ver. Sim, o señor Tango é coisa para inglês ver, mas para todos os povos também verem, porque vale a pena ver uma apresentação com um corpo bailarinos tão profissional, um verdadeiro show montado e preparado para atender aos turistas, com estrutura, limpeza, organização, bom atendimento, e, de quebra, na saída o dona fala com os convidos. Por isso dou nota 9,0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário